segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A Análise do espetáculo.

Segundo Patrice Pavi, para se fazer uma análise dos espetáculos que usem o texto dramáticos é necessário que se faça a seguinte pergunta: Quando o texto é encenado? Como é recebido e interpretado pelo espectador?
No ocidente o texto dramático ainda é considerado essencial a representação. Ao final do século XIX, esta visão mudou radicalmente com o reconhecimento da função do encenador, que tanto pode ser reconhecido como alguém capaz ou "culpado" de colocar no texto encenado  a marca de sua visão pessoal. Para o teatro de encenação é lógico dirigir esta análise para o conjunto da representação como derivada do texto, ou seja, a tudo o que  cerca e excede ao texto.  O texto dramático considerado um acessório incomodo da encenação, antes a disposição de filósofos, com um intervalo de cinquenta anos, passa do olhar da filosofia para o olhar da cenologia.  
O texto deixa de ser visto com uma visão puramente literal do teatro para ser reconsiderado na representação, não mais problematizado, se o teatro é literatura ou espetáculo, e sim distinguindo o texto tal como lemos.do texto que percebemos na encenação.
O texto de Pavi dá um pequeno panorama dos principais elementos da encenação ocidental contemporânea, imaginando os métodos para sua analise, dando ao texto dramático um lugar de destaque, pois considera que este esteja na representação e não acima nem ao lado. O importante é um olhar e um método adequado para avaliar o impacto e a função para avaliar o impacto e a função do texto no interior da representação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário