quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Texto posto em cena, texto impostado

Texto Escrito, texto Enunciado

É importante definir o objetivo da análise de um texto dramático posto e impostado em cena antes mesmo de se poder descrever os procedimentos de vocalização, incorporação e atuação do texto dramático pelo ator e encenador, por duas perspectivas legitimas:
* Examinar como o texto( Prévio foi posto em cena.
* observar como o texto é impostado, ou seja, tornando audível ou visível.

O estudo do texto posto em cena

O estudo do texto é o início da fase de preparação antes dos ajustes de uma encenação. Com este estudo será possível fazer uma análise dramatúrgica, onde se determinará o tempo, lugar e os protagonistas da ação. Leituras  feitas pelos atores já voltadas para o olhar do encenador, do figurinista, do iluminador. É a hora da experimentação, ver o que dá certo, o que funciona e o que deve ser descartado. Fazer tentativas de vocalização, criar partituras vocais e gestuais. É o ao meu ver o mais difícil do processo, pela incerteza de todos, tanto para os atores quanto para os outros profissionais de se estar trilhando um caminho certo, mas também o mais gratificante pois é um exercício de exposição, de se permitir errar e corrigir, tentar novas alternativas, novas linguagens, é nesse processo que a personagem aflora e vai se constituindo, o ator vai se solidificando como tal, onde  vai se criando uma silhueta do que se espera para este trabalho. 

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